Olá Pessoal!

Sejam todos bem-vindos a este espaço virtual.
Aqui será o local onde iremos compartilhar nossas experiências profissionais, discutir sobre a nossa prática pedagógica, conhecendo novas formas de ensinar e aprender. Aproveitem e explorem bastante este ambiente, pois a tecnologia existe para isso, para diminuir as dificuldades do nosso cotidiano e aumentar o caminho para o sucesso.

Multiplicadora
Ana Lúcia
15 de agosto de 2008

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Rosiane -Atv 1 Und 1
Tecnologia: conceito e evolução


Tecnologia é o “conjunto de conhecimentos, especialmente princípios científicos, que se aplicam a um determinado ramo de atividade” (Mini Aurélio, p. 702).
Refletindo esse conceito e observando o enorme avanço dos recursos digitais, podemos acreditar que o termo tecnologia se refere apenas a complexos artefatos tecnológicos e não nos damos conta de que objetos simples e cotidianos como os óculos, um lápis ou uma caneta, representam algumas tecnologias.
De fato, novidades tecnológicas se impuseram nos diversos ramos da atividade humana “desvalorizando” recursos mais antigos. Na escola, por exemplo, os livros, cadernos, giz e quadro-negro deixaram de ser as últimas novidades tecnológicas na sala de aula e dividem o espaço educativo com o computador e a internet.
É preciso abertura, esforço e atualização para extrair o máximo do potencial das novas tecnologias, aperfeiçoando nossa competência natural a qualquer atividade.





Mídias: conceito e evolução

Mídia é uma terminologia usada para suporte de difusão e veiculação da informação e para gerar informação. Segundo Dizard, às tecnologias da mídia em massa sofreram três grandes transformações. A primeira ocorreu no século XIX, quando surgiram as impressoras a vapor e o papel de jornal barato resultando na edição de jornais, livros e revistas em grande escala; a transmissão por ondas eletromagnéticas (rádio em 1920 e televisão em 1939) representa a segunda transformação e, por fim, a produção, o armazenamento e distribuição de informação e entretenimento estruturados em computador.
Estamos participando de uma cultura midiática cada vez mais diversa e comercializada e o acesso às tecnologias de mídia aumentou significativamente. Não podemos ignorá-las, retornando a um tempo mais simples, pois elas são um fato inevitável da vida moderna que usaremos de uma forma ou de outra. O ideal é não considerá-las apenas como tecnologias, mas como formas de cultura e comunicação.

Nenhum comentário: